segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fazendo História

Depois das informações que o chegado Zé Pequeno me passou, fui em busca das Fazendas perdidas. E olha que não são poucas.

Pra começar, vou falar da Fazenda Resgate, presume-se que foi construída por vota de 1818. Ganhou este nome devido ao seu proprietário comprar negros resgatados pelas tribos africanas. Foi um dos importantes núcleos econômicos da cidade. Atualmente pertence ao comandante Carlos Pereira da Silva Braga. Seu interior guarda a arquitetura e decoração da época. Tem as pinturas de Villaronga e azulejos chineses. O curioso é que esses azulejos estão sendo restaurados já faz 15 anos, por uma especialista chinesa que restaura um por um das duas paredes cobertas pelos próprios. Haja paciência.



A Fazenda 3 Barras, datada do inicio do século XIX, não se conhece muito da sua fundação. O que se sabe é que D. Pedro I hospedou-se lá em 1822, e depois, Juscelino Kubichek, quando presidente da república. Ela conserva ainda os traços do passado que resistem ao tempo.

Na Fazenda Loanda, fui recebida pelo Seu Pedro, atual proprietário que foi muito gentil fazendo um roteiro por todo o prédio, que tem 1.500 m2. mostrando seus aposentos. Seu Pedro é orgulhoso de suas aquisições de móveis antigos e está fazendo um museu particular, com as outras centenas de peças que estão em depósitos.


O primeiro prédio foi construído em 1790. O atual prédio em estilo colonial com toque neo-clássico, foi edificado em 1850, pelo Major José Ramos Nogueira, sargento mór da Imperial Guarda de Honra de D. Pedro I, nasceu em Resende em 1787 e casou-se com Domiciana Leopoldina da Conceição. Ali nasceu seu filho Pedro Ramos Nogueira, “Barão de Joatinga” por decreto de 1877. Pedro Ramos Nogueira viveu com sua família na Fazenda Loanda, onde cresceram seus filhos e onde veio a falecer. A Fazenda tem uma Capela toda recoberta por folhas de ouro e um museu cheio de artefatos e peças históricas. Até eu fiquei com vontade de voltar no tempo.


Mas Bananal tem muitas outras fazendas que resistem ao tempo, muitas histórias, lendas e mistérios. Até a próxima.

Um comentário:

  1. Parabens. pelo texto e fotos. Mas fiquei sabendo que esteve em bananal, e não veio no Solar Aguiar Vallim, que tambem tem parentesco com o Barão de Joatinga, Te espero. reinaldo

    ResponderExcluir