segunda-feira, 26 de março de 2012

...é muita janela.

Andar pelas ruas de Bananal, nos dias de hoje, é como viajar ao passado da história. È só imaginar quem estava debruçado em uma das janelas dos casarões, quase ser atropelado por uma carruagem de senhorinhas, entrar na fila pra pegar água no chafariz, ser empurrado por um cidadão que corria pra não perder o trem, ou mesmo ter que abrir caminho para mais uma tropa cargueira que se dirigia para o Rio de Janeiro. Bananal ainda respira com saudades desse tempo em que centenas de pessoas transitavam por ali, passeando, negociando e politicando.

Vários prédios desse tempo áureo ainda estão de pé, muitos deles em restauração. Como o Solar Comendador Aguiar Valim, construído em 1855, recebeu durante muito tempo autoridades e artistas que passavam pela região. Só pra vocês terem uma noção do tamanho desse prédio, ele tem 18 portas e 18 janelas, só de frente.

Nele tem obras do pintor José Maria Villaronga. O famoso pintor também tem obras nas Fazendas Rialto, Resgate e no Teatro Santa Cecília. Trabalhou como construtor na Igreja Matriz. A parte interna desta Igreja esta sendo restaurada, pois as obras desse pintor foi encoberta por outras pinturas. Villaronga era catalão e naturalizou-se brasileiro em 1868, trabalhando em várias cidades.

Hoje o centro de informações ao turista fica no Solar Aguiar Valim, é só falar com Reinaldo, mais conhecido como Zé Pequeno. Eu já peguei minhas informações e fui atrás de mais histórias. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário