segunda-feira, 17 de outubro de 2011

.....PELAS TRILHAS DA HISTÓRIA

Igreja Matriz de São José do Barreiro


Vira-Lata espera almoço...

Em São José do Barreiro, bem cedinho, fomos tomar café da manhã com biscoito da Sandra, na praça central, com Excelentíssimo Prefeito Arthur. Ele, aliás, é o Prefeito mais fusqueiro que eu já conheci (Ganhou a vida e a eleição com um fusca-táxi que levava o povo pra roça). E estávamos lá, eu, o João e o fusqueiro, quer dizer, o Prefeito, bem tranqüilos. De repente, passou um caminhão em alta velocidade, a 40 km/h, nos impedindo de ouvir o que o Prefeito estava falando. Foi quando o fusqueiro, digo, o Prefeito pegou seu celular, ligou pra alguém e disse: EU QUERO DOIS QUEBRA-MOLAS NA PRAÇA NA SEGUNDA-FEIRA!

E depois desse ato heróico do Prefeito, nós continuamos a prosa e o café. Seguindo nossa viagem pelo Vale Histórico fomos para Formoso, um bairro da pacata cidade de São José do Barreiro. Passamos pelo Clube dos 200, um hotel-fazenda que hospedou celebridades como Carmem Miranda, Tarsila do Amaral e Getúlio Vargas, entre outros nomes importantes.

Assinatura de Carmen Miranda

Depois, para a Fazenda da Barra, onde fomos recepcionados pelo proprietário, Paulo, que recebeu de presente sementes de mangarito e cara-moela, para incrementar o cardápio da fazenda. Essa fazenda é cercada por matas, tem uma piscina natural e cachoeiras, tem também as ruínas de uma senzala toda de pedra.

Fazenda da Barra

Restos da Senzala

Fazenda da Barra

Piscina Natural - Fazenda da Barra

E sábado não acabou, não. Voltando para a cidade, fomos até a Fazenda São Francisco, a mais antiga da região, de 1813. Tomamos um café, proseamos um pouco com os proprietários, Seu Waldo e Dona Eliane, e voltamos para a pousada. Mais à noite, fomos até o restaurante “O Rancho”, comer e ouvir um pouco mais sobre a história da velha São José do Barreiro. O João até deu uma palhinha para o pessoal, contando um pouco sobre a comida caipira.

No dia seguinte, pela Estrada dos Tropeiros, e a beleza da Serra da Bocaina sempre a nos encher os olhos, passamos em Arapeí (aqui fica o sítio da D Licéia que serve uma das melhores comidas caipiras do Brasil) Logo, logo conto tudo. Seguimos pra Bananal, parando para uma visita na Fazenda dos Coqueiros, da Dona Beth e do Sr. Guga. Essa, sim, me fez reviver a história do Brasil. Entre seus corredores e cômodos, é como voltar ao passado e viver naquela época. Nos fundos da Fazenda tem um poço onde escravos eram torturados e até mortos. É arrepiante!

Poço de Tortura de Escravos - Fazenda dos Coqueiros

E em Bananal mesmo, fomos dormir na pousada do argentino Jorge, a Volterra. Comemos uma truta preparada pelo proprietário especialmente para nós. A cidade tem muita coisa interessnte, que ainda vou conhecer.. Veja no site www.nascentesdoparaiba.com.br

Enfim, segunda-feira chegou. Dia de voltar para casa, trazendo nas malas um pouco mais de histórias, belezas e momentos agradáveis, ficando sempre um gostinho de quero mais.

Se conhece alguém que já viu curupira e saci? Eu conheci e vou contar tudo. Aguarde......

Nenhum comentário:

Postar um comentário